PlayStation Move Heroes - Preview

Por KAKÁ Em 09:11 0 comentários

Quando a Sony anunciou o PlayStation Move, houve uma série divisão de opinião entre os fãs. Muitos diziam que o periférico se tratava de uma cópia do Wii e que isso faria com que o PS3 sofresse com a chegada de títulos extremamente casuais. Outros, por outro lado, viram o acessório como uma versão aperfeiçoada do controle da Nintendo e capaz de suportar games voltados ao público hardcore.

A verdade é que, até agora, pouquíssimos jogos de peso foram pensados para usarem exclusivamente o sensor de movimento. Sabendo disso, a empresa japonesa pegou todos os heróis da casa e os colocou em PlayStation Move Heroes, uma coletânea de mini games que visa agradar jogadores de todos os estilos.
Depois da prévia exibida na Gamescom 2010, o tal projeto ficou um tempo sem dar notícias. No entanto, eis que os personagens voltaram a dar as caras durante a CES 2011 em uma demonstração do real potencial da aventura.

Img_normal

Apesar de pouco material inédito ter sido revelado, foi possível notar uma evolução gráfica significativa em relação à demo anterior. Os cenários estão mais bonitos e a quantidade de inimigos e detalhes na tela não prejudica o fluir da ação.

Uma nova modalidade
Por mais que a melhoria gráfica tenha agradado, o que mais chamou a atenção no reaparecimento de PlayStation Move Heroes foi a adição de uma nova modalidade. Além das já conhecidas “Gun Control”, “Frisbee”, “Bowling” e “Meele”, agora há o chamado “Whip”, que equipa o personagem com um chicote de energia.

A demonstração trazia o guaxinim Sly Cooper equipando o aparelho em uma fase repleta de robôs e outros inimigos. O sistema era bastante simples: o herói permanecia em uma pequena área e deveria sobreviver às ondas de ataques. À medida que os adversários eram derrubados, o ladrão ganhava uma pontuação e uma medalha.

Img_normal

Com o auxílio do Navigation Controller, o jogador pode fixar a mira em algum dos agressores e focar todos os seus ataques nele. Além disso, levantar o Move à altura da cabeça por alguns segundos e abaixá-lo com força faz com que Sly recarregue um pouco de energia e realize um golpe mais poderoso.

Toda a precisão do periférico
Além de Whip, as outras quatro modalidades já apresentadas também marcaram presença na CES 2011. O motivo da reapresentação foi comprovar que o PlayStation Move é tão preciso quanto a Sony anunciou antes de seu lançamento.

Para isso, Bentley e Jak apareceram para exibir a jogabilidade de Frisbee e Bowling, respectivamente. No primeiro, o personagem arremessava um pequeno disco explosivo que o jogador deve controlar com sensor.




O detalhe é que o herói quase não participa da ação: sua única participação é o arremesso do objeto. A partir do momento em que ele toma voo, a câmera passa a acompanhar o passeio aéreo.
A novidade fica por conta do desafio, já que o jogador precisa correr contra o tempo e destruir diversos blocos espalhados pelo cenário. Por mais que seja possível ganhar alguns segundos preciosos com isso, o ideal é passar por dentro de uns círculos no ar, que aumentam sua velocidade.

Já em Bowling, como o próprio nome diz, é preciso simular um movimento de boliche para realizar a mesma missão, ou seja, destruir as caixas e conseguir mais pontos. A jogabilidade também se mantém: o Move é usado para controlar a bola.

Img_normal

Seja no ar, seja na terra, uma coisa é certa: a precisão do periférico não decepciona. Usá-lo para comandar um disco ou uma bola é intuitivo e atende muito bem a proposta inicial do acessório. No entanto, o caráter casual – também visto em Sports Champion – continua. E como fica o público hardcore?

Tiros e espadas
Conforme o prometido, PlayStation Move Heroes consegue agradar também os jogadores que procuram diversão um pouco mais desafiadora. Nos modos “Gun Control” e “Meele”, você entra em ação com armas e espadas.

Img_normal

As duas missões são bastante parecidas, com a diferença do tipo de equipamento. Em ambas é preciso explorar o cenário em busca de pequenos alienígenas aprisionados, além de derrotar os adversários que aparecem. No primeiro estilo, o robô Clank utiliza sua pistola para destruir tudo à distância, enquanto “Meele” traz Ratchet com uma espécie de machado.

O diferencial dessas modalidades está na interação que o jogador deve ter com a aventura. Em vez de usar o Move somente para controlar a direção dos personagens, ele é utilizado para a realização de golpes, funcionando de maneira semelhante a muitos games de ação do Nintendo Wii.