Um jogo sem noção que desafia grupos radicais e tira sarro de todo mundo
Sarcamo é a palavra-chave do título da Running Scissors
Quando falamos em "Postal", estamos falando de um jogo completamente sem noção, que desafia diversos grupos radicais e tira sarro de tudo e todos. Se você ainda não conhece a série, tem de ao menos experimentar jogar um pouco do seu primeiro ou segundo título lançado no mercado.
Claro que você pode se ofender com o game, mas o que vale é a boa intenção, já que não é todo mundo que tem coragem de lançar um jogo desse gênero - que é bem próprio - no mercado de games mundial. Principalmente nos Estados Unidos, que costuma ser bem conservador nesse ponto.
A série "Postal" - e esse terceiro capítulo sem exceção - conta a história de um cara chamado Postal Dude. Trata-se de uma pessoa comum, que nem eu e você, mas que usa um sobretudo preto e um óculos escuros para sair andando por aí. Mesmo com seus trejeitos de maluco, o cara tem como objetivo no jogo realizar algumas missões corriqueiras do dia a dia. Coisa como pagar contas, receber salário, comprar leite no mercado e por aí vai. Ocorre que no meio dessas missões, ele encontra vários obstáculos no caminho, e pode lidar com eles de formas totalmente escachadas.
Produtora: Running With Scissors | Distribuidora: Akella | Plataformas: PC/X360 | Lançamento estimado: Novembro de 2010
Um exemplo claro disso é a possibilidade de atirar nas pessoas da fila do mercado, ou quem sabe tacar fogo nos ativistas que pregam contra a violência nos games. Essa é a proposta de Postal, que é feita de uma forma muito criativa e com um humor sarcástico de alto (ou baixo, depende do ponto de vista) nível.
Diferenciando-se do segundo game da série, "Postal III" conta com uma nova perspectiva de câmera. Ao invés do modo FPS anterior, contamos com uma visão em terceira pessoa. Isso, segundo os próprios produtores, foi para mudar um pouco de ares, já que fazer sempre o mesmo jogo se torna bem maçante.
Além disso, vamos contar com diversas novas missões, que não fogem da regra da série, lotadas de coisas sem sentido e armas igualmente bizarras. Um exemplo é o "macaco estuprador de faces", que tem o título auto-explicativo.
"Postal III" se passa na cidade de Catharsis, e conta a história de uma pessoa que simplesmente quer sair de lá a todo custo. Porém, como resultado do colapso da economia mundial e o derramamento do suprimento mundial de petróleo no Golfo do México, o combustível está estupidamente caro. Então, ele tem que conseguir um emprego ruim, com baixos salários, para cair fora de lá. Mas, como estamos falando de "Postal III", já dá pra imaginar quanta loucura vem por aí neste novo título.
Produtora: Running With Scissors | Distribuidora: Akella | Plataformas: PC/X360 | Lançamento estimado: Novembro de 2010
Vince Desi e Steve Wik, os dois produtores do game e criadores da produtora Running With Scissors, fazem questão de levantar um ponto bastante importante: Nada para eles dentro do jogo são atrocidades. Para eles, a melhor palavra para definir o jogo é fantasia. Portanto, o game tem o intuito de apenas divertir as pessoas com um mundo extremamente fantástico e surreal. O que, no final das contas, acaba sendo a proposta de qualquer outro jogo.
Isso justifica toda a violência e brincadeira sarcástica presente no título. Isso nos leva a pensar que a série Postal criou uma vertente nova no mundo dos games, e o seu próprio gênero. Seria algo a ver com um "sandbox surreal e sem sentido". Para você ter uma ideia, até Uwe Boll entrou na brincadeira e fez um filme da série recentemente. Ele que é o mestre em detonar os games em adaptações precárias, fez um bom trabalho com Postal.
Resta a nós esperarmos novembro para colocarmos as mãos nesta nova obra da Running With Scissors, que promete muita controvérsia e polêmica no mundo dos jogos. Enquanto as produtoras de games lutam para enfatizar que a violência nos games é pura diversão, nós também lutamos para conseguirmos nos divertir sem escrúpulos no mundo virtual dos jogos eletrônicos.
Plataforma: _Xbox 360_ | _PC_